O que é proteção de perímetro

Mesmo diante de tantos equipamentos de segurança disponíveis no mercado, ainda é muito comum nos sentirmos suscetíveis e com a sensação de que poderemos, a qualquer momento, ser surpreendidos por criminosos que procuram obter altos ganhos em curtos espaços de tempo, invadindo residências ou empresas.

A pergunta que não cala é: como nos proteger?

Em primeiro lugar é importante entender que, para agir, os bandidos se aproveitam de nossos descuidos, de falhas em sistemas ou ambientes vulneráveis. Desta forma, a saída é utilizar a tecnologia de proteção de perímetro, que já possui esse nome por seguir o conceito que deriva da área militar, na qual são criadas camadas de segurança, e em cada uma dessas camadas são usadas técnicas diferentes para proteger o ambiente, de acordo com a sua necessidade.

O conceito de segurança em camadas é utilizado em inúmeras cidades do mundo e, para que seja realmente eficiente, é preciso levantar e identificar os riscos que podem acometer o entorno do local a ser protegido. A partir desse levantamento, é realizado um planejamento estratégico e desenvolvido um sistema de proteção e limitação do perímetro. A proteção de perímetros também é muito utilizada na segurança de condomínios, comércio e indústria, e a utilização da tecnologia é fundamental para assegurar a eficácia do sistema de segurança, já que existem equipamentos específicos para cada tipo de ambiente e somente o dispositivo apropriado para a necessidade do local e seu devido projeto o protegerão realmente.

Para detectar invasores, são utilizados diversos equipamentos, com as mais variadas funções, como sensores infravermelhos ativos, barreira de micro-ondas, sistema por meio de fibra ótica, entre outros. E os sistemas integrados contam, inclusive, com utilização de cerca elétrica, concertina ou sistema de alarme. Uma das maiores vantagens da integração de tecnologias é permanecer despercebido, durante horas, dentro de um ambiente previamente protegido, por meio de monitoramento feito com a utilização de um circuito fechado de CFTV.

Do local, conhecido como “quarto do pânico”, o morador pode controlar todos os passos do invasor sem que ele perceba. Por isso é válido afirmar que utilizar os equipamentos tecnológicos distribuídos de modo correto, com o projeto apropriado para sua necessidade e de acordo com o perímetro da residência ou empresa é o que realmente garante a funcionalidade do sistema e assegura a tranquilidade dos moradores.

Escreva um comentário